Textos informativos

Censo e suas melhorias.


Censo
Censo é um estudo estatístico que resulta da observação de todos os indivíduos da população relativamente a diferentes atributos pré-definidos.
       Finalidade do censo
Tem por objetivo determinar políticas públicas e o planejamento dos serviços utilizados pela população, onde serão definidos e calculados os recursos financeiros do governo Federal para cada estado e município do país.

            Outras finalidades a informação do censo

Verificar as características dos domicílios, grau de escolaridade da população, aspectos ligados ao trabalho e renda, migração, fecundidade, cor e raça, religião, pessoas com necessidades especiais.

            Projeto de Melhoria

              Com ajuda do Censo a vida dos cadeirantes foi facilitada após as mudanças na entrada das escolas, calçadas, prédios e principalmente em transportes públicos em 2011. 
              A prefeitura de São Paulo está se preparando para realizar o primeiro censo das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, em 2012. Para isso, vem trabalhando em uma série de sistemas e adaptações para que o questionário possa ser totalmente acessível.
Para o site do censo do paulistano com deficiência haverão vários recursos, tais como ampliação de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos. Haverá compatibilidade com os principais leitores de tela para as pessoas com deficiência visual e possibilidade de navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo.
               O site ainda disponibilizará, de maneira pioneira entre os sites do setor público, vídeos contendo a tradução de todos os textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para que esta tradução seja feita com a maior qualidade possível, foi criado o Grupo de Trabalho para a Tradução do Questionário do Programa Censo-Inclusão.
              O grupo realizou, no dia 6 de dezembro, a primeira reunião para realização do processo de tradução e gravação, da qual participaram os professores surdos Moryse Saruta, Daniel Choi, Claudia Hayakawa e Claudia Nagura, com apoio técnico de produção e filmagem de Rodrigo Saruta, também surdo. O Grupo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, é composto por profissionais surdos de forma a garantir que a tradução seja significativo para atender o maior público surdo possível.
       Com os dados do Censo em mãos, a prefeitura de São Paulo pretende aprimorar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência, entender suas dificuldades e aspirações profissionais.

Xenofobia
Triste Época

Todos os dias pessoas são agredidas fisicamente e moralmente por xenofóbicos. Xenofobia significa preconceito, aversão a pessoas, raças e culturas. Isso pode ocorrer de várias maneiras, como falar e julgar uma pessoa pela cor da pele, costumes e até mesmo pelo seu modo de falar. Infelizmente atos preconceituosos acontecem diariamente.

Recentemente, imigrantes moçambicanos que trabalhavam na África do Sul foram queimados vivos por xenofóbicos de origem Africana. O mundo todo ficou perplexo com a barbárie. Como também, no caso absurdo da estudante Mayara Petruso, que fez postagens preconceituosas na internet ofendendo Nordestinos, também houve uma grande repercussão.



http://www.imigrantesbrasil.com/2011/08/xenofobia-imigrante-queimado-vivo-na.html#axzz1qFHMkMlT

Não podemos mudar o mundo contra a xenofobia, podemos juntos fazer a nossa parte, pois só assim é que um dia olharemos uns para os outros e veremos que todos nós somos humanos.

“O respeito pelas diferenças existentes em cada, um deve prevalecer, assim como o brilho nos nossos olhos deve ser mais valorizado do que a cor de nossa pele”.

(Ludmila Rodrigues)


Um comentário: